Início » Blog » A beleza da vulnerabilidade

A beleza da vulnerabilidade

O medo do fracasso é um dos maiores vilões que impedem as pessoas de agirem na direção de seus sonhos e objetivos.

O poder da vulnerabilidade

Conheça A beleza da vulnerabilidade

Se tem algo que nos afasta das pessoas e, porque não dizer dos nossos sonhos, é o medo de demonstrar vulnerabilidade e parecer frágil e incapaz.

Conheça todas terapias do Espaço Mercúrio

Se assim como nós, você ama autoconhecimento e terapias holísticas, este e-book é para você!

Preparamos este e-book com todo carinho para que você conheça um pouco mais do universo holístico e de como a terapia holísticas e suas variadas técnicas, pode facilitar o seu caminho de autoconhecimento e autocura.

O que é ser vulnerável?

A beleza em ser vulnerável

De acordo com a Dra. Brené Brown, que durante 12 anos desenvolveu uma pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, essa condição não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Para assumir e revelar com franqueza a própria vulnerabilidade, é necessário sensibilidade e muita coragem.


Leticia Lima Terapeuta

Letícia Lima é terapeuta holística terapeuta reikiana e radiestesista.

Contato

Para agendamentos de ThetaHealing®, Oráculo das Deusas, terapia holística, radiestesia, thetahealing, divórcio energético, florais.

11 99163-0007

Ou deixe uma mensagem


Porque parar de fugir da vulnerabilidade?

Como aceitar a vulnerabilidade

A vulnerabilidade nos afasta das pessoas. Fato.

Ao fugirmos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação, a empatia e a criatividade.

As pessoas que agem na defensiva do erro e do fracasso, criam verdadeiros vales e se distanciam das experiências marcantes que dão significado à vida, consequentemente, se sentem frustradas.

Todavia, as pessoas que tem a coragem de se expor e se abrir para o novo são mais autênticas e realizadas, mesmo que isso signifique se tornar alvo certeiro de críticas baseadas na incompreensão, inveja e ciúme.

Alcançar a felicidade e realizar todo o seu potencial depende de aprender a lidar muito bem com os dois lados da moeda.

Se levar em conta que a todo momento lidamos com os aspectos luz e sombra de nossa psiquê, e é isso que nos desequilibra, encarar a vulnerabilidade de frente é vital para uma viver uma vida equilibrada.

Aceitar e vivenciar a vulnerabilidade que habita em cada um de nós é o caminho mais certo para entender e acessar a sua luz.

O poder da vulnerabilidade

A beleza da vulnerabilidade – Dente de leão

Abraçar os próprios medos e fraquezas pode ser considerado uma ousadia e tanto hoje em dia.

Mas de onde vem essa necessidade de estar sempre bem?

Essa dificuldade em viver os momentos difíceis com presença e plenitude?

Aceitar e assumir as próprias sombras?

Compartilhar as máculas pessoais sem medo do julgamento alheio?

O dicionário define vulnerabilidade como “um estado de risco” ou uma “posição de fraqueza”. Levando em conta essa definição, QUEM, em sã consciência quer assumir esse lugar?

No livro “Coragem de Ser Imperfeito”, Brené Brown, autora e pesquisadora do tema,  fala sobre o quanto nos tornamos fortes ao assumirmos as nossas fraquezas.

Sobre toda a coragem necessária para aceitar e transcender as imperfeições que todos carregamos.

Fato é que quanto mais fugimos dos riscos emocionais e situações de conflito, mais essas nos perseguem… como que para aprendermos a lidar com as fragilidades envolvidas.

Ao aceitar as fraquezas e medos, a coragem e ousadia despontam no ser, fazendo acessar uma versão de si mesmo nunca imaginada.

Como colocar a vulnerabilidade em prática na sua vida

Vulnerabilidade

Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. 

Falar das próprias fraquezas pode parecer uma situação intimidante, algo como se colocar nu diante de uma platéia.

Particularmente, gosto muito da flor Dente de Leão, pois para mim, além de representar a delicadeza e fluidez da vida, simboliza a beleza em ser vulnerável.

Uma florzinha que cresce e se desmancha pelos campos, de acordo com o vento, com a estação, a fluidez do ar… aceitando o seu propósito, caminho e potencial.

Se seguíssemos a nossa própria natureza – assumindo ser um ser em construção – aceitar a vulnerabilidade não seria um problema… mas insistimos em ir contra a maré, sustentando a crença de que “ser vulnerável é sinal de fraqueza” ou ainda “vulnerabilidade não é para mim”.

Entretanto, todos os caminhos são construídos. E assim como são construídos, podem ser desconstruídos…

Da mesma forma que as crenças sobre vulnerabilidade foram construídas em nosso íntimo, temos o poder de desprogramá-la dentro de nós. Quer saber como?

Seja você mesmo:

Desconstruindo e aposentando as máscaras sociais e emocionais que intermediam as suas relações. Assumindo as suas reais emoções, com respeito e carinho consigo mesmo e com o outro. De onde vem a necessidade de ser “sempre forte”? Ou de “ser a boa moça”? Ou ainda de “que é feio dizer o que se pensa”? 

Largue mão das expectativas:

Desconstrua as expectativas do que poderia ser.
Aceite o que é e o que está dentro do seu campo de responsabilidade.
Um dos maiores medos que muitos são assombrados é não fazer o que realmente se quer por não ter certeza do resultado futuro.
Limitamos a nossa ação por não saber o que acontecerá… mas quem de fato sabe o que o futuro nos reserva?

Desconstrua o conceito de “perfeccionismo”

Embora saibamos que somos seres em construção, há os que relutam em aceitar que o erro faz parte do processo de aprendizagem e, acreditam que a perfeição faz parte desse pacote.

Independente de como a situação se apresente para você, o presente é a perfeição e é o que realmente temos. Reconstrua o conceito de perfeição a partir de suas próprias experiências.

Benefícios em aceitar a vulnerabilidade

Vulnerabilidade e Coragem

Vulnerabilidade e Coragem

Quer ser feliz? Abrace a sua vulnerabilidade!

Os estudos de Brené concluem que compreender e combater a vergonha de errar e de se expor é fundamental para o sucesso.

Buscar e construir o seu próprio caminho e conceito de perfeição faz parte do aprendizado, porém se limitar diante disso, impede o fluxo de crescimento e aceitação pessoal.

A beleza da vulnerabilidade

 

Quer acessar e alavancar o seu potencial? Agende uma sessão no Espaço Mercúrio, com hora marcada.

 

#somosum  #paraviverbem  #reiki  #reikienergiauniversal  #terapia  #terapiaholistica  #somosum  #espiritualidade  #autocuidado  #transformação  #atencaoplena  #felicidade  #consciência  #sabedoria  #pazinterior  #reiki  #thetahealing  #thetahealingbrasil  #selfhealers

Terapeuta Holística em Espaço Mercúrio
Letícia Lima é Coach, Mestra Reiki e Terapeuta Holística em São Paulo.
Sou uma eterna aprendiz. Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida. Praticante de yoga e meditação, busco e compartilho uma forma de vida mais equilibrada e consciente.
Últimos posts por Letícia Lima (exibir todos)