Meditação: 3 técnicas para tranquilizar a mente

Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente – através destas técnicas você ira perceber um grande equilíbrio para o dia-a-dia.

Terapia Holística – Meditação

Meditar transforma corpo e mente

Os praticantes de meditação anunciam aos quatro ventos os benefícios da prática.

Conheça algumas técnicas  que vão transformar a sua experiência com a meditação.

O QUE É MEDITAÇÃO?

Meditação transforma – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

Meditar é uma prática que permite as pessoas aumentar o foco e a clareza mental e emocional. Com origem nas antigas tradições orientais, especialmente na yoga, mas também nas práticas cristãs e budistas adotadas para elevação aos caminhos espirituais ou religiões.


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Se assim como nós, você ama autoconhecimento e terapias holísticas, este e-book é para você!

Preparamos este e-book com todo carinho para que você conheça um pouco mais do universo holístico e de como a terapia holísticas e suas variadas técnicas, pode facilitar o seu caminho de autoconhecimento e autocura.

No dicionário a definição de Meditar é:  

  • Concentrar-se em longas e profundas reflexões; refletir.
  • Submeter algo ao estudo do pensamento; ponderar.
  • Fazer um plano cuidadoso de algo; projetar.
  • Fazer meditação, a fim de estabelecer uma relação com elementos divinos.

Filosofias orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação do ego e da mente.

A meditação é uma prática de fácil aplicação que não requer altos investimentos e promove diversos, como:

  • silenciar uma mente inquieta
  • conhecer-se melhor
  • encontrar a tranquilidade e a verdade sobre si mesmo
  • forçar-se a ficar em um estado contemplativo
  • se conectar à fé

COMO SE PREPARAR PARA MEDITAR

Meditação e relaxamento – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

Se preparar para meditar é algo fundamental para garantir uma boa prática, principalmente para iniciantes.

Quando decidimos começar a praticar, o mundo não pára para que a nossa missão seja cumprida com êxito, mas tomar alguns cuidados básicos pode ajudar para que o início da prática seja tranquilo e não desvie a sua atenção (mais do que o imaginado).

Estar em estado de vigilância constante e ansiedade desviam totalmente a atenção da meditação. Desta forma, as orientações tradicionais para a meditação geralmente incentivam os praticantes a encontrarem um local de reclusão protegido – calmo e sem interrupções.

Estar em um local em que não vá ser interrompido ou com barulhos reduzidos envia ao cérebro a mensagem de que ele pode recolher as tropas de vigilância e colocá-las para trabalhar internamente a fim de aumentar a concentração e percepção.

MEDITAÇÃO 3 TÉCNICAS PARA TRANSFORMAR CORPO E MENTE

Meditação Contemplação – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

A meditação aumenta a massa cinzenta nas regiões do cérebro envolvidas com atenção, compaixão e empatia. 

Constatado por Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School que a meditação literalmente pode alterar o cérebro dos praticantes.

Em pesquisas foi constatado que os que tinham 50 anos ganharam características no cérebro de pessoas com a metade desta idade.

Além de ajudar na recuperação de várias doenças, fortalece o sistema imunológico e melhora a área psicológica.

Conheça agora 3 técnicas simples que vão ajudar você a conhecer essa prática por meio do relaxamento.

1 Técnica de Relaxamento Progressivo

Relaxe, esqueça por alguns momentos tudo – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

É interessante que a técnica de relaxamento progressivo seja feita quando tiver um tempo livre, cerca de 3 a 10 minutos em que não vá ser interrompido.

Para experimentar a técnica, concentre-se em diferentes partes do corpo, dos pés a cabeça ou vice-versa. Assim como um “escaneamento mental” do seu corpo.

Dependendo do tempo que tiver disponível, pode se concentrar em grandes regiões do corpo – perna esquerda, perna direita – ou em áreas menores – pé esquerdo, pé direito, tornozelo direito, tornozelo esquerdo e assim por diante.

O relaxamento progressivo pode ser feito com os olhos abertos ou fechados. Para quem está iniciando na prática, é interessante começar com os olhos fechados, centrando a atenção em cada parte do corpo.

Assim que dominar a prática com os olhos fechados, aprender a fazê-lo com os olhos abertos ajudará você a relaxar mais profundamente quando estiver com outras pessoas perto.

Para relaxar uma parte do corpo, basta trazê-la para consciência.

Comece percebendo as sensações em determinada parte do seu corpo, como por exemplo a sola do seu pé. Ou apenas diga “relaxe” em sua mente ao ficar consciente dessa parte do corpo.

O relaxamento progressivo é um ótimo método para dormir para algumas pessoas.

2 Técnica de Respiração pelo Diafragma

É incrível como a respiração tem o poder de mudar o nosso estado – físico e emocional.

Esta técnica de respiração pelo diafragma leva menos que 5 minutos e traz benefícios incríveis e imediatos.

O diafragma é um músculo situado abaixo dos pulmões e ajuda na respiração. Exercitá-lo ativamente é muito bom para reduzir a ansiedade.

Para exercitar a Respiração pelo Diafragma, coloque as suas mãos acima do estômago, alguns centímetros abaixo do “A” formado pelo centro da caixa torácica.

Olhe para a sua mão e respire normalmente, observando a sua mão se movimentar.

A cada respiração, sua mão se moverá um pouco, para cima e para baixo.

Mantendo a sua mão no mesmo lugar, respire de modo que ela seja movimentada para fora e para dentro.

Assim que se acostumar a respirar com a mão acima do estômago, experimente respirar com mais vigor, de modo que a sua mão vá um centímetro ou mais para dentro e para fora a cada respiração.

Respirar dessa forma requer prática.

Por isso, não desanime e persista até conseguir.

Logo que conseguir respirar bem com a mão acima do diafragma, respire sem usar a mão. Dessa forma, você conseguirá usar esse método até em lugares públicos, quando quiser ou precisar se sentir mais relaxado.


3 Técnica de Imagens

Meditação e Pensamentos – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

O seu pensamento é seu guia. Já ouvi isso?

Nosso pensamento controla as nossas emoções e sensações corporais.

Desta forma, estarmos atentos ao conteúdo da nossa mente e selecionar esse conteúdo é vital para a nossa saúde.

Embora a atividade mental seja associada ao pensamento verbal, a maior parte do cérebro, na verdade, se dedica a atividades não verbais, como processamento de imagens mentais.

As imagens acionam o hemisfério direito do cérebro e acalmam os diálogos interiores que podem provocar o estresse.

As imagens ou visualizações estimulam o nosso sistema nervoso parassimpático e servem como um poderoso amparo para o bem-estar, físico, emocional e mental.

Se a pessoa estiver estressada no trabalho, por exemplo, deve imaginar por alguns segundos um lago tranquilo ao invés de imaginar uma situação mais turbulenta e barulhenta.

Quando tiver mais tempo em casa, pode-se imaginar ao redor do lado e enriquecer seu filme mental com cheiros agradáveis de folhas de eucalipto ou o som das folhas.

Grupo de Meditação no Espaço Mercúrio

Meditação – O controle das emoções e pensamentos – Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

As segundas-feiras do Espaço Mercúrio começam com muita Gratidão!

Toda semana realizamos as “Segundas de Gratidão”, meditação em grupo guiada, como forma de agradecer e reverenciar a tudo aquilo pelo que somos gratos!

A Meditação de Gratidão acontece no Espaço Mercúrio todas as segundas-feiras às 18h30. Iniciamos pontualmente, favor chegar 18h15.

Meditação 3 técnicas para tranquilizar a mente

Grupo de Meditação e terapia holística no Espaço Mercúrio com hora marcada.


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Terapeuta Holística em Espaço Mercúrio
Letícia Lima é Coach, Mestra Reiki e Terapeuta Holística em São Paulo.
Sou uma eterna aprendiz. Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida. Praticante de yoga e meditação, busco e compartilho uma forma de vida mais equilibrada e consciente.