Início » Blog » O que é a Terapia Energética Corporal

O que é a Terapia Energética Corporal

A Terapia Energética Corporal é a base da Terapia Reichiana.

É uma forma de terapia que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para liberar sentimentos, emoções e crenças, diminuir ou retirar bloqueios emocionais que se apresentem de forma consciente ou não e ativar as funções fundamentais à vida.

Terapia Reichiana e os Bloqueios Energéticos

Como funciona a Terapia Energética Corporal?

A terapia trabalha com energia vital, ou seja, aquilo que “anima” a vida.

Nas diferentes culturas e períodos da história, essa energia recebeu diversos nomes: Chi, Qi, Ki, Prana, etc.

A energia vital também é conhecida como energia Orgone, descoberta por Wilhelm Reich, médico psicanalista, discípulo de Freud, que estudou a manifestação da energia no corpo, nos animais e na natureza.

Erika Martorelli

Érika Martorelli é Terapeuta Reichiana e terapeuta holística integrativa
Analista Análise e Terapia Corporal Neo Reichiana

Contato

Para agendamentos de Terapia Reichiana, Terapia Quântica, Radiestesia, Alinhamento Energético, Análise e Consciência Corporal, Terapia Integrativa, Terapia holística, Terapia Vibracional, Harmonização dos Chacras, Terapia Floral e Essências de Cristal

11 99933-7473

Ou deixe uma mensagem

Conheça todas terapias do Espaço Mercúrio

Se assim como nós, você ama autoconhecimento e terapias holísticas, este e-book é para você!

Preparamos este e-book com todo carinho para que você conheça um pouco mais do universo holístico e de como a terapia holísticas e suas variadas técnicas, pode facilitar o seu caminho de autoconhecimento e autocura.



Conhecida como “Energia Cósmica Primordial”, a energia orgone é universal e está em tudo.

Segundo Reich, a energia orgone é a responsável pela cor do céu e por um bom orgasmo.

Nos seres vivos, a energia orgone é conhecida como bioenergia ou energia da vida. A vida absorve a energia vital através da respiração, alimentação e do contato com seres vivos animais e vegetais.

A energia orgônica usada corretamente favorece a força vital e o equilíbrio energético de todo ser vivo. No entanto, quando esta energia fica bloqueada no corpo, favorece o surgimento de doenças.

Terapia Reichiana e as Couraças Musculares

 

Onde a energia orgone fica armazenada em nós?

A energia vital está em tudo, atravessa todos os seres. Flui através de cada célula, cada átomo, cada molécula, nos reinos minerais, vegetais, na água, no ar.

Para os seres vivos – homem, animais e plantas – a energia orgone é indispensável para a manutenção da vida. Encontra-se dentro e fora de nós e está sempre em movimento.

O que acontece quando a energia vital está bloqueada?

Quando a energia vital está bloqueada, o corpo apresenta um contração muscular que impede o indivíduo de sentir e inibe a sua livre expressão.

A terapia reichiana trabalha os bloqueios energéticos para liberar a expressão da energia orgone.

O que são anéis ou couraça muscular?

Segundo Reich, quando bloqueada a energia orgone se manifesta no corpo através de 7 segmentos que apresentam pulsações diferentes, interdependentes.

Esses segmentos são também conhecidos como anéis ou couraça muscular.

Através da terapia reichiana, trabalhamos o corpo para o relaxamento das couraças, auxiliando na liberação das tensões musculares e, consequentemente, liberando as emoções como prazer, raiva e ansiedade.

Quais são os sete anéis ou sete couraças musculares?
Na terapia reichiana abordamos os seguintes anéis ou couraças musculares descritos por Reich:
  • Anel Ocular: compreende cérebros, audição e visão.
  • Anel Oral: inclui os músculos do queixo, garganta, parte de trás da cabeça e a boca.
  • Anel Cervical: músculos profundos do pescoço, língua, músculos de fala, deglutição, sustentação e movimentos da cabeça e glândula tireóide.
  • Anel Torácico ou Anel Peitoral: inclui os músculos longos do tórax, músculos dos ombros e da omoplata, caixa torácica, mãos e braços.
  • Anel Diafragmático: compreende o diafragma, estômago, plexo solar, fígado, vesícula, duodeno e músculos ao longo das vértebras torácicas baixas. Está diretamente relacionado à respiração e às emoções.
  • Anel Abdominal: inclui os músculos abdominais longos, intestinos, rins e músculos das costas.
  • Anel Pélvico: inclui os músculos da região pélvica e membros inferiores.
Terapia Energética Corporal

 

Por que desenvolvemos as couraças musculares?

Desenvolvemos as couraças musculares como recurso de sobrevivência e adaptação inteligente.

Como recurso de defesa frente às dificuldades encontradas no crescimento e desenvolvimento do indivíduo, o corpo e músculos se enrijecem até atingir estados crônicos de contrações em diferentes sistemas do organismo, que com o tempo passam a ser percebidas como a própria identidade ou maneira de ser.

Esses estados crônicos de contração limitam a pulsação e a circulação da energia, ficando o indivíduo fixado em comportamentos infantis.

Por que trabalhar com o corpo em terapia?

A terapia reichiana trabalha o corpo para aliviar as couraças musculares e estimular a circulação livre de energia, ativar as funções naturais que ficaram limitadas durante o desenvolvimento e estimular a expressão das emoções, diminuindo a rigidez física e mental e ampliando a consciência corporal.

Terapia Energética Corporal

 

Como e por que as emoções se manifestam no corpo?

As emoções se manifestam no corpo de diversas formas. Pode ser através de doenças, sintomas, contraturas, tensões, flacidez, desconforto, dores, etc.

Tudo aquilo que não expressamos, fica guardado e registrado no corpo de alguma forma, escondendo as emoções profundamente.

A criança é condicionada desde cedo a não expressar suas emoções, principalmente aquelas consideradas negativas como dor e raiva.

Quando criança, o indivíduo é desencorajado a expressar suas emoções pelos adultos que o cercam, ouvindo constantemente “engula o choro”, “seja valente”, “não tenha medo”, “não foi nada”, “homem não chora”, “é feio sentir raiva”, “não doeu nada” e outras tantas afirmações.

As emoções reprimidas e não expressas desencadeiam bloqueios, ficam gravadas no corpo, guardadas no fundo, esquecidas em algum nível da consciência, mas que se manifestam concretamente através do corpo.

Qual a relação entre corpo, mente e consciência?

A consciência é capaz de fluir livremente desde que as sensações do corpo estejam vivas e presentes.

No entanto, se parte do corpo está paralisada, abre-se um vazio na consciência e, consequentemente, a uma ausência de sensações, emoções e percepções, que são preenchidos com crenças externas.

Isso faz com que o indivíduo crie uma visão distorcida da vida, gerando medos e temores infundados e desorganizando sua consciência.

O trabalho terapêutico com o corpo libera os bloqueios, ajuda na expressão das emoções, abre a mente e intensifica as respostas ao prazer, além de ampliar a consciência.

Terapia Energética Corporal

 

Qual a relação entre corpo, consciência e espiritualidade?

Quanto mais energia livre circula e se move através do nosso corpo, maior é o nível de nossa consciência.

O trabalho corporal realizado pela terapia reichiana, libera o movimento energético e leva a uma abertura progressiva da consciência e ao caminho para o desenvolvimento espiritual.

Como me ajudar neste processo de desbloqueio das couraças musculares?

A melhor forma de se ajudar neste processo é permitir liberar as energias  e emoções tóxicas, limpando os sentimentos para seu trabalho de crescimento pessoal.

Terapia Energética Corporal

 

O que acontece quando os músculos são desbloqueados?

Além de liberar a energia e deixá-la fluir livremente, algumas sensações físicas podem ser observadas como sensação de calor e frio, formigamentos, coceira e uma espécie de despertar emocional.

Durante os atendimentos energéticos da terapia reichiana é muito comum o bocejo.

Como é realizada a Terapia Energética Corporal?

A terapia energética corporal acontece com a interação entre terapeuta e cliente. O processo acontece através de sessões semanais, onde o terapeuta é seu acompanhante, que precisa de sua participação ativa e cooperativa.

O terapeuta reichiano ajuda no despertar do que já existe em sua personalidade, na identificação e liberação dos bloqueios emocionais, na retomada da pulsação energética livre, na liberação dos circuitos energéticos, na expressão da sua negatividade, de seus sentimentos e anseios reprimidos, através da liberação dos bloqueios de forma consciente e prática, reconectando-o ao seu verdadeiro EU.

Para que preciso liberar emoções negativas?

Liberar as emoções negativas e reprimidas de dor e raiva que estão retidos, sem culpa ou julgamento, ajudarão a liberar energia para o crescimento, adquirindo força e confiança para realizar as mudanças necessárias em sua vida.

Com a ampliação de suas experiências corporais e emocionais, você passará a ter uma outra visão de mundo, com abertura da consciência e desenvolvimento do ego maduro.

Quer saber mais sobre a terapia reichiana?

Quer saber como funciona a terapia energética corporal?

Sofre com problemas de ansiedade, depressão, medos?

Está passando por alguma dificuldade?

Como está sua autoestima?

Sofre com problemas de relacionamentos?

Tem dores no corpo frequentes?

Como está sua autonomia?

Você é uma pessoa independente?

Você é uma pessoa autoconfiante?

Está satisfeito com sua vida familiar?

Está satisfeito com sua vida profissional?

E sua vida financeira, como está?

Quais são suas crenças limitantes?

Você está no caminho que sempre quis estar?

O caminho de sua vida é determinado por você?

Entre em contato para uma avaliação e orientação.


Terapeuta Reichiana em Espaço Mercúrio
Erika Martorelli é terapeuta holística integrativa, terapeuta reichiana, reikiana e radiestesista.
Últimos posts por Erika Martorelli (exibir todos)