Início » Terapia Reichiana » O que é a Terapia Reichiana?

O que é a Terapia Reichiana?

Conheça a terapia reichiana, terapia corporal que analisa a história, o comportamento e a linguagem corporal do paciente.

Entender a Terapia Reichiana
Entender a Terapia Reichiana

Terapia Reichiana

Erika Martorelli

Érika Martorelli é Terapeuta Reichiana e terapeuta holística integrativa
Analista Análise e Terapia Corporal Neo Reichiana

Contato

Para agendamentos de Terapia Reichiana, Terapia Quântica, Radiestesia, Alinhamento Energético, Análise e Consciência Corporal, Terapia Integrativa, Terapia holística, Terapia Vibracional, Harmonização dos Chacras, Terapia Floral e Essências de Cristal

11 99933-7473

Ou deixe uma mensagem

O que é a Terapia Reichiana?

A terapia reichiana é um processo terapêutico que analisa a história, o comportamento e a linguagem corporal do paciente, trazendo à consciência padrões de comportamento nocivos e muitas vezes auto sabotadores que habitam o inconsciente através de trabalho verbal, associado a trabalhos respiratórios e corporais.

A terapia reichiana não é igual ao Reiki. Reiki é uma terapia natural japonesa que é feita através da imposição das mãos e utilização de símbolos para redução do estresse e relaxamento. 

O que é Terapia Reichiana

É uma terapia corporal que utiliza o corpo para resgatar emoções profundas de forma rápida e dinâmica, alcançando memórias aprisionadas que ficam retidas na musculatura e se manifestam através das chamadas “couraças”: ocular, oral, cervical, peitoral, diafragmática, abdominal e pélvica.

O corpo é capaz de traduzir, em linguagem não-verbal, as suas necessidades, seja através de simbolismo ou através de sintomas.

Assim, é possível fazer a leitura no corpo das resistências e defesas do indivíduo.

“O corpo/mente, por meio do sistema nervoso central, apresenta um mecanismo de memória celular que registra experiências e reage a estes padrões (BERRY, 2003). Quando estas são potencialmente lesivas: traumáticas, dolorosas ou mesmo ameaçadoras, ocorre uma reação predominantemente em contração e um consequente aumento da tensão muscular. Este tipo de defesa atua tanto na proteção do indivíduo contra ações externas e experiências traumatizantes, quanto na diminuição, de forma gradual, da espontaneidade nas relações humanas, da capacidade de auto-percepção, da sensibilidade para o amor, do afeto e compaixão, bem como, dificulta a respiração plena e profunda. Em suma, impede que o ser humano viva com intensidade e plenitude (MOYSÉS e LÉLIS, 2004; REICH, 1998)”.

Erika Martorelli

Érika Martorelli é Terapeuta Reichiana e terapeuta holística integrativa
Analista Análise e Terapia Corporal Neo Reichiana

Contato

Para agendamentos de Terapia Reichiana, Terapia Quântica, Radiestesia, Alinhamento Energético, Análise e Consciência Corporal, Terapia Integrativa, Terapia holística, Terapia Vibracional, Harmonização dos Chacras, Terapia Floral e Essências de Cristal

11 99933-7473

Ou deixe uma mensagem

Conheça todas terapias do Espaço Mercúrio

Se assim como nós, você ama autoconhecimento e terapias holísticas, este e-book é para você!

Preparamos este e-book com todo carinho para que você conheça um pouco mais do universo holístico e de como a terapia holísticas e suas variadas técnicas, pode facilitar o seu caminho de autoconhecimento e autocura.

Cada um destes segmentos guarda uma história particular decorrente de traumas sofridos no decorrer do desenvolvimento psico afetivo que todos os seres humanos passam desde a gestação.

A gravidez é um momento de grande significado emocional tanto na vida da mulher quanto do bebê.

As experiências psicológicas e emocionais durante gestação, parto e nascimento ficam registradas no indivíduo por toda a vida. 

O que é Terapia Reichiana

Quais as técnicas utilizadas na Terapia Reichiana?

A terapia reichiana inclui técnicas de análise do caráter, vegetoterapia e orgonoterapia e tem base nos trabalhos desenvolvidos pelo médico psiquiatra e psicanalista austríaco Wilhelm Reich (1897-1957).

O que é Análise de Caráter? 

Wilhelm Reich e a terapia corporal

Discípulo de Freud, após anos de pesquisa, Reich decidiu abandonar a psicanálise e se dedicar ao estudo da mente, do corpo e da energia.

Reich descobriu que o corpo é um caminho onde podemos resgatar as emoções mais profundas, uma vez que a história de cada indivíduo está registrada no corpo.

Dessa forma, desenvolveu a técnica de Análise do Caráter, que analisa o paciente como um todo, de forma rápida, profunda e dinâmica, diferente da tradicional análise de sintomas com que trabalha a psicanálise.

O que é Vegetoterapia?

Terapia Reichiana e a Vegetoterapia

A vegetoterapia, outra técnica desenvolvida por Reich, consiste na manipulação direta das tensões corporais (couraças).

Reich percebeu que através desta manipulação era possível alcançar memórias presas nas couraças, podendo liberá-las.

A técnica inclui o trabalho verbal, a utilização de movimentos que soltem a musculatura e a energia retida (actings) e massagens específicas para desbloquear as couraças.

Assim, é possível trabalhar cada segmento, flexibilizando as tensões musculares e retenção de energia.

Os sete segmentos ou anéis mapeados por Reich são:

  • anel ocular
  • anel oral
  • anel cervical
  • anel peitoral
  • anel diafragmático
  • anel abdominal 
  • anel pélvico.

Cada um destes segmentos tem uma história retida particularmente dos traumas sofridos durante as várias etapas de desenvolvimento do indivíduo.

O que é Orgonoterapia?

Terapia Reichiana e Orgonoterapia

Com o passar do tempo, Reich percebeu que existe uma energia que circula dentro o corpo humano e que é a mesma que se encontra no cosmos à qual deu o nome de Energia Orgone.

Essa energia se apresenta de formas e concentrações diferentes.

A energia orgone é a energia vital que por questões mentais, corporais, psicológicas, emocionais ou energéticas, pode estar estagnada em alguma parte do corpo, causando sintomas e enfermidades no local.

Reich denominou esta técnica de Orgonoterapia. 

Para que serve a Terapia Reichiana?

Ansiedade O que é Terapia Reichiana

Todos nós vivemos momentos de stress, ansiedade, preocupações e doenças.

O objetivo da terapia reichiana é dissolver as couraças através de trabalho verbal e do trabalho corporal, buscando os pontos de tensão e fazendo com que a energia possa circular livremente a fim de restabelecer a saúde física e psíquica.

Proporciona também aumento da consciência corporal e, consequentemente, maior compreensão dos pensamentos, emoções, sensações e ações.

O livre fluxo de energia é fator fundamental para a saúde.

Através dos traumas e conflitos vividos principalmente na infância, o ser humano bloqueia este fluxo energético natural, criando estagnação da energia, o que impede a vivência plena de prazer e alegria, e colabora para o desenvolvimento sintomas e angústias.


Como funciona a Terapia Reichiana?

Respiração Terapia Reichiana

A terapia reichiana é uma combinação de trabalho verbal, técnicas físicas, exercícios corporais e, respiração, regularizando os fluxos energéticos e, consequentemente, o estado saudável.

O atendimento consiste no conhecimento dos campos energéticos do corpo humano, na liberação das energias corporais bloqueadas e na liberação de energias estagnadas.

São utilizadas ferramentas e técnicas que combinam movimentação corporal, desbloqueio energético, posturas, respiração, massagens, estímulos que proporcionam aumento da consciência corporal.

Os benefícios da Terapia Reichiana

O que é Terapia Reichiana

A terapia reichiana possibilita transformações positivas físicas e emocionais na vida do paciente, pois trabalha a confiança, a autoestima, os vínculos, as capacidades e potencialidades de cada indivíduo, promovendo o autoconhecimento e melhorando a qualidade de vida.

Desenvolve bem estar, aumenta a autoconfiança, recupera a autoestima, trabalha o equilíbrio, a compreensão de limites e capacidades.

Para quem é indicada a Terapia Reichiana

A terapia reichiana é indicada para todas as pessoas que buscam bem estar físico, mental, emocional e energético, além do prazer e liberdade de viver, ajudando a ultrapassar obstáculos e dificuldades.

A terapia corporal tem excelentes resultados, com efeito rápido e profundo e que pode ser utilizada tanto para acompanhamento como para prevenção.

Além disso, é uma excelente ferramenta para auto conhecimento.

É recomendada para lidar conflitos externos ou internos, em situações como stress, insegurança, depressão, ansiedade, desânimo, crises de pânico, baixa imunidade, irritabilidade, sentimentos de culpa, medo, raiva, falta de perspectiva, dores corporais, entre outros.

Quer saber mais sobre a terapia reichiana?
Quer saber como funciona a terapia corporal?
Sofre com problemas de ansiedade?
Está passando por alguma dificuldade?
Como está sua autoestima?
Sofre com problemas de relacionamentos?
Tem dores no corpo frequentes?
Como está sua autonomia?
Você é uma pessoa independente?
Você é uma pessoa autoconfiante?
Está satisfeito com sua vida familiar?
Está satisfeito com sua vida profissional?
E sua vida financeira, como está?
Quais são suas crenças limitantes?
Entre em contato para uma avaliação e orientação.

Consulta ou Terapias Erika Martorelli  / Clique –>  (WhatsApp 11 99933-7473)


Terapeuta Reichiana em Espaço Mercúrio
Erika Martorelli é terapeuta holística integrativa, terapeuta reichiana, reikiana e radiestesista.
Últimos posts por Erika Martorelli (exibir todos)