O que é Cromoterapia e Para Que Serve

Desde a antiguidade, as cores exercem grande influência na vida do homem, muitas civilizações e comunidades utilizaram e ainda utilizam esta terapia com muito sucesso.

Cromoterapia e a cura – O que é cromoterapia e Para Que Serve

Conheça todas terapias do Espaço Mercúrio

Se assim como nós, você ama autoconhecimento e terapias holísticas, este e-book é para você!

Preparamos este e-book com todo carinho para que você conheça um pouco mais do universo holístico e de como a terapia holísticas e suas variadas técnicas, pode facilitar o seu caminho de autoconhecimento e autocura.

Cromoterapia, a cura pelas cores

O que é Cromoterapia e Para Que Serve

Arco íris e suas cores – O que é Cromoterapia e Para Que Serve

A Cromoterapia é uma técnica terapêutica que equilibra e harmoniza os corpos físicos, emocional, mental e espiritual através das cores. As cores usadas na Cromoterapia são as sete cores do espectro solar, de forma isolada ou combinadas entre si.

Leticia Lima Terapeuta

Letícia Lima é terapeuta holística terapeuta reikiana e radiestesista.

Contato

Para agendamentos de ThetaHealing®, Oráculo das Deusas, terapia holística, radiestesia, thetahealing, divórcio energético, florais.

11 99163-0007

Ou deixe uma mensagem


O que é Cromoterapia e Para Que Serve

A História da Cromoterapia

As cores objetivo de cura – O que é Cromoterapia e Para Que Serve

A palavra Cromoterapia vem do Grego Kromus = Cor e Terapheia = Tratamento.

De acordo com pesquisas, em 3000 a.C. o uso das cores no Egito já era utilizado em curar doenças e desenvolver os dons espirituais.

Foi por meio do uso de cristais, cores, mantras, aromas e doação de energia pelas mãos e até mesmo da utilização da água solarizada (garrafas de água coloridas ou envolvidas em papel celofane nas cores do arco íris – conforme a necessidade de cada caso – colocadas ao sol pelo objetivo de captação da energia da cor presente).

Na Índia, onde houve um grande desenvolvimento das terapias de cura, a Cromoterapia é usada como parte da Medicina Ayurvédica.

Assim aliando as cores correspondentes aos chacras (os centros de energia do corpo humano) através do uso de  cristais, sons, exercícios respiratórios, alimentos, massagem, mandalas e plantas medicinais.

Em 2700 a.C., a China já utilizava as cores na alimentação e no diagnóstico dos desequilíbrios internos.

A Terapia dos Raios Solares, Helioterapia, era utilizada na Grécia e receitada por médicos como Hipócrates (O Pai da Medicina). A cidade grega do Sol, Heliópolis, foi fundada por Heródoto, pai da Helioterapia.

Durante a Idade Média, a Cromoterapia era usada no Ocidente somente por iniciados, pois a Igreja Católica considerava sua prática como bruxaria.

Arqueólogos encontraram evidências de que nas pirâmides havia entradas estratégicas que permitiam a entrada dos raios solares, que decompostos nas sete cores do espectro eram usadas na  cura.

Além da História comprovar evidências do uso da Cromoterapia, as cores também foram evidenciadas pela Ciência.

Em 1665, Isaac Newton descobriu que a luz do sol ao atravessar um prisma, transforma-se nas sete cores fundamentais: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Assim, as cores possuem diferentes vibrações, especifica a um comprimento de onda diferente.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


CROMOTERAPIA E A CURA

A Cromoterapia é uma das terapias complementares reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde em 1976, conforme a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962.

A aplicação da Cromoterapia à favor da cura

A Cromoterapia pode ser aplicada de diferentes formas.

Desde a mentalização e projeção das cores sob a área afetada, até pelo o uso de lanternas específicas utilizadas pelo Cromoterapeuta.

A técnica exige equilíbrio e concentração do Cromoterapeuta, além do conhecimento do corpo humano e seu funcionamento, assim como o uso das cores adequadas em tratar diferentes desconfortos e incômodos nos nossos corpos.

As cores agem de variadas formas em nosso organismo, por isso, a necessidade do conhecimento prévio de sua atuação é fundamental em uma boa sessão de Cromoterapia.

As dores podem ser eliminadas pelo o uso correto das cores na Cromoterapia.

A cor azul, por exemplo, é utilizada no tratamento de dores no geral, porém, pode ser mais eficaz em determinados tipos de dores quando combinada conjuntamente a outras cores.

A cor azul atua na eliminação do sintoma. Para eliminar a causa do problema ou dor, se faz necessário o uso de outras cores auxiliares no tratamento.

Os efeitos das cores no organismo

O efeito das Cores – O que é Cromoterapia e Para Que Serve

A luz é incontestavelmente a primeira fonte de vida.

Todos os processos bioquímicos da natureza dependem da luz e são intensificados pela exposição da cor adequada e em cada caso específico.

Pesquisas têm demonstrado que as cores frias do espectro azul, índigo e violeta têm efeito calmante e relaxante, enquanto as cores quente – vermelho, laranja e amarelo – estimulam, ativam e irritam.

Enquanto algumas cores têm efeito deprimente, outras despertam alegria, algumas tristeza e outras excitam as atividades motoras.

A verdade é que cada cor e cada tonalidade desperta em nós alguma reação, quer física, emocional ou psicológica.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia | As Cores e os Chacras

Os chacras e as cores – O que é Cromoterapia e Para Que Serve

O que é Cromoterapia e Para Que Serve

A cromoterapia não tem como finalidade reviver células mortas, mas sim restaurar e criar condições de recuperação das células debilitadas, através da ação da cor no campo etérico.

A cor tem um importante papel em qualquer tipo de tratamento.

O paciente pode acreditar ou não, mas se for utilizada a luz colorida, o seu efeito será obtido. Podemos constatar isso nas aplicações das cores em crianças, animais e plantas.

Cromoterapia

Os Chacras e seu funcionamento

O termo vem do Sânscrito e significa “Roda”, devido à forma que cada um desses centros energéticos apresenta.

Os Chacras são localizados no corpo astral e se estendem para fora do corpo físico.

A sua finalidade é catalizar as energias vitais que passam para os plexos orgânicos, sendo conduzidas para todo organismo através do sistema nervoso.

Segundo a região do corpo em que se localiza, o Chacra tem capacidade de maior absorção de determinada medida de cada energia correspondente a cor, que é conduzida no organismo através dos meridianos.

Qualquer disfunção nos Chacras afeta as glândulas correspondentes. Este distúrbio ocorre pela alteração na rotação do Chacra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário.

Além de não captar energia naquela região, a corrente energética flui em sentido de fora do corpo, pelo próprio Chacra.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia O Violeta | Chacra Coronário

7o Chacra – Coronário – As cores da Cromoterapia – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Si

O violeta é a vibração mais elevada do espectro da luz.

A frequência vibracional dessa cor se estende por sobre a matéria, atingindo as camadas mais sutis e elevadas do ser.

O violeta sugere elevação em todos os sentidos. É a cor que está diretamente relacionada ao poder sobre nós próprios, sobre os outros e sobre o meio.

O poder todos temos dentro de nós, só nos é necessário tomar posse dele e usá-lo. O poder absoluto só é possível quando existe em nosso interior.

O raio violeta rege a parte superior do cérebro humano, que é responsável pelo comando de todo o corpo, inclusive o Chacra Coronário é dessa cor. A coroa real simboliza o desenvolvimento do poder e da autoridade.

A cor violeta não só representa, como também induz à elevação. Tanto que Leonardo Da Vinci dizia que a meditação sobre os raios violeta, que atravessavam os vitrais da capela, possibilitava maior elevação espiritual.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia O Chacra Frontal | Índigo

6o Chacra – Frontal – As cores da Cromoterapia – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Lá

O índigo é uma cor que desperta em nós consciência ampla e ultrapassa os limites da mente, permitindo compreensão maior das situações da vida.

Quando somos afetados por essa cor, saímos da razão e penetramos na emoção e sentimento, função característica do azul. Porém, a pequena dosagem de vermelho contida no índigo não permite que nos percamos nas profundezas do ser.

Esta cor é capaz de elevar a consciência a tal ponto que não somos afetados pelas sensações do corpo, incluindo a dor. Não causa perda de sensibilidade, energiza a dramaticidade da situação presente, enquadrando-a em proporções reais.

O raio índigo proporciona um estado de profundo relaxamento do corpo e da mente.

No campo mental, o índigo é benéfico para trabalharmos os processos de culpa.

O que é cromoterapia e Para Que Serve

Cromoterapia O Chacra Laríngeo | Azul Celeste

5o Chacra – Laríngeo – Cromoterapia e as cores – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Sol

A cor azul é a primeira cor fria do espectro da luz.

As cores frias possuem vibrações mais sutis. O raio azul ultrapassa os limites da matéria e da mente e sua vibração está numa frequência mais elevada, que envolve o ser com suavidade.

Nessa cor não há razão, apenas emoção e sentimento nascendo, rompendo o vazio da vida e da escuridão dos pensamentos negativos.

O azul produz a sensação de calma que relaxa o corpo e a mente, desperta a nossa essência, criando paz interior e permitindo-nos tomar contato mais profundo do nosso íntimo.

O azul nos ajuda a verbalizar, facilitando toda a exteriorização que materializa o que está dentro de nós e que apenas nós conhecemos e sabemos. 

O azul permite a troca por meio da externalização de ideias e sentimentos.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia O Chacra Cardíaco | Verde

4o Chacra – Cardíaco – Cromoterapia – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Fá

O verde é a cor que está no centro do espectro de luz, entre o vermelho e o violeta.

Regula o Chacra Cardíaco, que fica entre os Chacras inferiores e superiores.

Esse Chacra simboliza os valores físicos do sangue – que conduz os suprimentos ao corpo – e também os valores da alma – através das emoções e dos sentimentos – sendo considerado a cor intermediária entre o nível físico e sentimental.

O verde é a cor do equilíbrio. Não leva aos extremos e possibilita um estado neutro, que facilita a assimilação e permite boa condição e um julgamento claro.

A sensação que o verde transmite nos possibilita ser ponderados.

Quando a mente se torna muito ativa e excitada, o verde possibilita que ela retorne ao equilíbrio, causando serenidade psíquica. Pode até remover os medos causados pela fantasia mental.

O ponto de equilíbrio depende tanto do ritmo interno, como do bem-estar do corpo.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia O Chacra Plexo Solar | Amarelo

3o Chacra – Plexo Solar – Cromoterapia e a inteligencia  –  O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Mi

O amarelo é associado à mente, ou seja, à potência intelectual do indivíduo.

O raio amarelo estimula o intelecto e é considerado a cor da inteligência e sabedoria. Tem propriedade de aumentar a capacidade psíquica, permitindo uma boa condição de raciocínio.

O amarelo é a cor da lógica e da razão, fazendo racionalizar as circunstâncias.

A mente é o mecanismo através do qual a alma se utiliza para atuar no mundo físico. A função da mente é ser intermediária entre o mundo físico e o âmago do indivíduo. Entretanto, ela não é o próprio ser. O fato de percebermos a mente, demonstra que não somos a mente.

O estímulo psíquico do amarelo, cuja propriedade é ativar a mente, ao contrário do que aparenta, não possibilita o domínio dos seus pensamentos.

O amarelo desperta a capacidade de concentração, que é de vital importância para que possamos desempenhar funções em criatividade e vivacidade psíquica.

Cromoterapia O Chacra Sexual | Laranja

2o Chacra – Sexual – Sexualidade e Cromoterapia – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Ré

O laranja é a cor que desperta em nós a coragem suficiente em vencer as dificuldades e superar obstáculos. 

Proporciona a condição necessária em resolver problemas e bloqueios, tanto internos quanto externos.

É um raio que contém a propriedade expansiva do vermelho e do amarelo, isso faz dela a cor que desobstrui, desintegra e elimina qualquer barreira constituída na personalidade.

O laranja é um raio capaz de desintegrar as criações energéticas, assim como o fogo queima e destrói, o laranja contém semelhante capacidade.

No organismo, o laranja se relaciona ao baço, que destrói os glóbulos vermelhos deteriorados.

Podemos usar a capacidade de destruição que contém o laranja para eliminarmos as formas pensamentos que necessitam de nossa energia para subsistirem.

O que é cromoterapia e Para Que Serve


Cromoterapia O Vermelho | Chacra Básico

1o Chacra – Básico – Cromoterapia e a cura – O que é cromoterapia e Para Que Serve
  • Nota musical correspondente: Dó

O vermelho possui uma onda da frequência vibracional que mais se aproxima da matéria e é considerada a cor relacionada ao mundo físico.

A cor vermelha é um vitalizador em potencial e desempenha importante função na constituição física humana.

Na escala das cores, essa é a primeira que aparece, possuindo onda longa que lhe confere  capacidade de propagação maior que a das outras cores, fazendo que se sobressaia perante os demais.

O vermelho desperta nas pessoas o poder sobre o ambiente, criando condições de controle sobre as coisas ou situações da vida.

É exatamente no campo da matéria que se desenrola a experiência humana e encontramos no vermelho as condições adequadas para vivenciá-las.

No organismo, é associado aos glóbulos vermelhos do sangue.

É a cor que trás a pessoa ao presente, induzindo à ação, realização e concretização de projetos.


O Que é Cromoterapia e para que serve 

 

Atendimento e tratamento com a Cromoterapia no Espaço Mercúrio com hora marcada. (Clique aqui e agende o seu!)

 

Terapeuta Holística em Espaço Mercúrio
Letícia Lima é Coach, Mestra Reiki e Terapeuta Holística em São Paulo.
Sou uma eterna aprendiz. Apaixonada pela vida em todas as suas formas e faço do despertar um propósito de vida. Praticante de yoga e meditação, busco e compartilho uma forma de vida mais equilibrada e consciente.