Início » Terapia Reichiana » TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA

TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA

Também conhecida como TERAPIA REICHIANA, a TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA é uma forma de terapia que usa o corpo para liberar emoções, sentimentos e crenças e ativar as funções necessárias à vida e está baseada no conceito de ENERGIA VITAL

A energia vital é a energia que anima a vida. Para os orientais e linhas filosóficas, a energia vital se apresenta como Prana, Chi, Qi, etc. 

TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA

Wilhelm Reich, médico psicanalista, estudou esta energia na natureza, na vida animal e no corpo humano e deu, a esta energia vital, o nome de ENERGIA ORGONE. Portanto, para ele, essa energia é universal, existindo dentro de tudo. 

Erika Martorelli

Érika Martorelli é Terapeuta Reichiana e terapeuta holística integrativa
Analista Análise e Terapia Corporal Neo Reichiana

Contato

Para agendamentos de Terapia Reichiana, Terapia Quântica, Radiestesia, Alinhamento Energético, Análise e Consciência Corporal, Terapia Integrativa, Terapia holística, Terapia Vibracional, Harmonização dos Chacras, Terapia Floral e Essências de Cristal

11 99933-7473

Ou deixe uma mensagem

Você pode gostar também:

Terapia Reichiana

O QUE É ENERGIA VITAL? 

Quanto falamos em energia vital, estamos falando em VITALIDADE. Mas o que é isso? Significa que quando estamos cheios de energia vital fluida, livre e circulante, nos sentimos plenos, completos, realizados, amorosos, em comunhão com a vida e sentindo prazer em nossas ações e tarefas.

Já sabemos que nossa vitalidade está diretamente relacionada com os hábitos cotidianos, níveis de estresse, ambiente em que se vive, alimentação, qualidade do sono, cuidados com a saúde, ou seja, relacionada com a qualidade de vida que levamos. Conseguimos identificar essa baixa vitalidade em forma de desânimo, depressão, ansiedade, falta de vontade, perda da libido, dificuldades no trabalho, medo excessivo, procrastinação, fadiga, alteração de apetite, etc.  

Qual o objetivo da Terapia Energética Corporal Reichiana

QUAL O OBJETIVO DA TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA? 

O objetivo da terapia reichiana é dar ferramentas para identificar os sintomas, que muitas vezes já podem estar se manifestando através de sinais físicos, emocionais e psíquicos. Portanto, seu corpo já pode estar dando sinais de baixa vitalidade e você nem está percebendo.

Baixa vitalidade, significa que naquele local existe um bloqueio que não permite que a energia vital tenha passagem livre o suficiente para “animar” a região.

POR QUE NÃO NOS SENTIMOS PLENOS E COMUNHÃO COM A VIDA O TEMPO TODO?

Segundo W. Reich, não nos sentimos sempre plenos e em comunhão com o Todo e com a vida por conta dos bloqueios energéticos corporais.

Nosso corpo apresenta sete faixas transversais que pulsam de forma independente umas das outras. Se olharmos com atenção, existe uma relação entre estas faixas – denominadas ANÉIS – e os Chakras.

Quando estes anéis estão bloqueados, dependendo da intensidade do bloqueio, a passagem de energia vital fica comprometida, havendo uma interrupção do fluxo energético. Portanto, quando acontece de forma superficial, perdemos a ligação com o corpo, com a segurança pessoal e com a sensação de prazer e realização de nossas ações. Quando essa interrupção acontece de forma mais profunda, perdemos o contato com nossas emoções profundas, com a amorosidade e comunhão com a vida. Ficamos sujeitos a emoções mais superficiais como mágoa, ressentimento, rancor, inveja, etc.

Os bloqueios nos anéis geram sintomas que se manifestam nos corpos físico, emocional e mental.

Anéis de Bloqueio Descritos por Wilhelm Reich

QUAIS SÃO OS ANÉIS DE BLOQUEIO DESCRITOS POR W. REICH?

São 7 faixas, segmentos ou anéis descritos por W. Reich

Anel Visual, Anel Oral, Anel Cervical, Anel Peitoral, Anel Diafragmático, Anel Abdominal, Anel Pélvico.

COMO IDENTIFICAR SE TENHO BLOQUEIO EM ALGUM ANEL? 

Cada um dos anéis é responsável por uma área em nossa vida, assim como os Chakras. Na terapia reichiana, saber quais são as queixas nos ajuda a identificar qual segmento precisa ser trabalhado e desbloqueado para liberar o fluxo de energia vital e assim melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos: físico, emocional, mental e, inclusive, espiritual.

Seguem abaixo exemplos de queixas e os anéis bloqueados correspondentes:

ANEL VISUAL: falta de concentração, falhas de memória, desorganização temporal e espacial, confusão mental, psicose, dores de cabeça, labirintite, dificuldades perceptivas.

ANEL ORAL: anorexia, voracidade, depressão, descrença no prazer e na relação, falta de impulso para a vida, crítica e autocrítica, mordacidade, ironia intensa.

ANEL CERVICAL: voz fraca ou rouquidão, dificuldade com a fala, contenção emocional, dificuldade em expressar anseios e emoções, orgulho, superioridade, prepotência.

ANEL PEITORAL: ausência de emoções e sentimentos, angústia, melancolia, falta de ar, cansaço, desânimo, sensação de vazio.

ANEL DIAFRAGMÁTICO: gastrite, úlcera gástrica, digestão difícil ou lenta, controle excessivo das sensações ou das emoções, medo da vida.

ANEL ABDOMINAL: sensação de peso, desconforto abdominal, cólica, intoxicação, lentificação da vida.

ANEL PÉLVICO: constipação intestinal, hemorroidas, dores nas relações sexuais, impotência, falta de desejo ou de prazer sexual, dores menstruais, insegurança, dificuldade de contato com a realidade.

Como a Terapia Energética Corporal Reichiana pode ajudar

COMO A TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA PODE ME AJUDAR NESTE PROCESSO? 

Há uma parte guardada dentro de nós que representa a nossa criança interior.

Em algum momento da infância, essa criança guardou o sentimento de ter sido mal-recebida, rejeitada, invadida, ferida ou traída.

Esse é o nosso EGO INFANTIL que permanece até hoje e muitas vezes, age e reage em nossas vidas sem nos darmos conta. Isso acontece por conta da raiva e dor guardadas no fundo do nosso coração. Mas isso é apenas um reflexo do medo manifestado e, por conta deste medo, entramos em reação e ficamos defendidos.

Agimos e reagimos na defensiva, nos colocamos na vida, no mundo, como se estivéssemos sempre em constante ameaça, baseados no medo infantil e nas memórias que guardamos de nossa infância.

Para resolver esta situação é preciso liberar a negatividade, os medos, a raiva. Este é um passo importante. Trazer à tona o seu EGO ADULTO, que o levará para o mundo onde estão as pessoas e as realizações.

Quando a negatividade é liberada, o ego adulto sente-se apoiado e usa essa energia liberada para desenvolver as capacidades necessárias para atender a sua ESSÊNCIA.

Assim, é possível realizar-se como um ser social, que age e interage no meio, nas relações, na vida, de forma independente, autônoma e ao mesmo tempo conectado e em comunhão com o Todo. 

Mas os benefícios não terminam aí. Existe ainda o EGO MADURO esperando por desenvolvimento. Esse ego está diretamente ligado à ESSÊNCIA e é o local de abertura de consciência.

A partir do momento em que as questões do ego adulto forem resolvidas com a satisfação das necessidades pessoais e sociais, as potencialidades do ego maduro despertam: a capacidade de amar, doar, curar, intuição, espiritualidade, sabedoria da vida, criatividade e outros aspectos que ficam adormecidos na essência aguardando o momento de despertar. 

COMO FUNCIONA A TERAPIA ENERGÉTICA CORPORAL REICHIANA?

Todo processo terapêutico acontece com a interação entre terapeuta e cliente. Assim, na terapia reichiana, o cliente participa de forma ativa e cooperativa durante todo o processo. Portanto, o terapeuta não faz nada sozinho e não constrói nada de novo.

No processo, ele é um acompanhante, um amigo de jornada, auxiliando no despertar da consciência física-corporal, emocional, mental e espiritual através de técnicas e ferramentas. Este processo é conduzido com segurança, de forma amorosa e sempre interessada no crescimento pessoal de seu cliente, de forma a estruturar e desenvolver o ego adulto. 

  • TRABALHO CORPORAL: através do corpo é possível entender os conflitos do passado de seu cliente que estão estruturados formando bloqueios e diminuindo a sua energia vital.

Toda a sua história está escrita em seu corpo, nos músculos, na sua estrutura, nas suas células. Portanto, o trabalho corporal, a verbalização, a expressão das emoções permite recuperar a pulsação energética, soltar as funções que ficaram paralisadas e liberar o fluxo energético.

  • TRABALHO EMOCIONAL: através das emoções o terapeuta ajuda a identificar os bloqueios, sair da máscara e entrar em contato com os sentimentos mais profundos. 
  • TRABALHO MENTAL: serão trabalhadas as crenças infantis – identificação e ressignificação, e a revalorização da sua experiência de vida. A vida só faz sentido quando vivida! Portanto, na medida que sua consciência corporal e emocional for se aplicando, liberando seus bloqueios, sua energia vital ficará mais livre, sua visão de mundo se ampliará. 
  • TRABALHO DA CONSCIÊNCIA: a intensificação das sensações corporais possibilita a abertura da consciência. Assim, trabalhamos a consciência corporal com a atenção constante sobre seu corpo, suas reações, sensações, etc, para desenvolver o EU OBSERVADOR, passo fundamental para a abertura da consciência do ego maduro. Desenvolver e sustentar a espiritualidade em nosso corpo só é possível através do Ego Maduro. 

COMO É E O QUE ACONTECE NO ESPAÇO TERAPÊUTICO?

Na terapia reichiana, o espaço terapêutico é desenvolvido entre seu terapeuta e você. Isso significa que este é o local onde poderá expressar sua negatividade sem julgamentos.

Assim, você tem o direito de expressar os sentimentos retidos que são apenas energia paralisada. Dessa forma você consegue entrar em contato com seus anseios reprimidos, com a raiva retida, com a dor, que, quando expressados em um ambiente receptivo, amoroso e de segurança, permitem afrouxar progressivamente os pontos de tensão, os bloqueios energéticos, e a separação entre as camadas de sua personalidade. Dessa forma, a energia anteriormente retirada, estagnada e bloqueada pela negatividade pode ser liberada e utilizada de forma criativa, construtiva, tanto a nível corporal quanto comportamental. Isso significa que esse é o caminho para a reconexão com o seu verdadeiro EU.

O ser humano é fundamentalmente bom, amoroso, criativo, realizador, intuitivo e espiritual. Por isso, para viver e expressar integralmente suas emoções e sentimentos e reconectar-se à sua ESSÊNCIA é preciso coragem, força, persistência, foco e determinação, além de uma boa dose de fé, amorosidade e paciência com você mesmo! Somente assim é possível integrar-se ao seu VERDADEIRO EU.

Este é um convite para você retornar à sua casa original, retomando sua crença no amor, na vida e na espiritualidade.

Terapeuta Reichiana em Espaço Mercúrio
Erika Martorelli é terapeuta holística integrativa, terapeuta reichiana, reikiana e radiestesista.
Últimos posts por Erika Martorelli (exibir todos)